Coopetition Intraorganizational

Published: 19 February 2024| Version 1 | DOI: 10.17632/9yhhrjdntk.1
Contributors:
Rafaela Bühler,

Description

O estudo tem como objetivo analisar a influência de práticas de cooperação, competição e coopetição no ambiente interno da organização. A oportunidade de pesquisa no segmento bancário foi identificada devido a reconhecida hiper competitividade interna no setor, para tanto, foi selecionado como unidade de estudo um banco público brasileiro. Frente aos objetivos de pesquisa, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa dedutiva, utilizando o método de estudo de caso (Yin, 2012). A opção pela abordagem qualitativa é respaldada pela capacidade de realizar uma investigação aprofundada dos fenômenos em seus contextos específicos, proporcionando uma compreensão de como ocorrem (Gephart, 2004). O caráter dedutivo da pesquisa ocorre com o desenvolvimento de proposições teóricas que conduzem ao atingimento dos objetivos propostos a partir das evidências empíricas coletadas (Pratt, 2009), conforme a seguir. Proposição 1: A COOPERAÇÃO no ambiente interno da organização promove o compartilhamento do conhecimento, ao passo que a COMPETIÇÃO pode provocar a ocultação do conhecimento. Proposição 2: A COMPETIÇÃO no ambiente interno da organização incentivada por reconhecimento ou recompensas influencia nos resultados comerciais de curto prazo. Proposição 3: A integração da COMPETIÇÃO e COOPERAÇÃO no ambiente bancário, quando balanceada estrategicamente, pode promover um ambiente de COOPETIÇÃO produtivo. Frente as proposições de pesquisa, a coleta de dados da pesquisa ocorreu em duas etapas: 1) coleta de dados por meio de entrevistas para levantar questões iniciais sobre cooperação e competição e 2) pesquisa documental para compreender os resultados das unidades de análise. As entrevistas foram realizadas ao longo de novembro de 2022, houve a utilização de um roteiro semiestruturado e de um protocolo de entrevista. Os entrevistados foram selecionados a partir da função desempenhada e lotação (superintendência regional - Sureg). Optou-se por entrevistar ao menos um representante de cada cargo de gestão de equipes comerciais na rede de agências e Sureg, que conforme hierarquia são: superintendente regional, gerente comercial, gerente geral, gerente adjunto, gerente de mercado e supervisor. Cada um dos gestores possui níveis hierárquicos diferentes, no entanto, todos entrevistados são considerados informantes de elite, pois são responsáveis por decisões importantes e detêm acesso a informações exclusivas, tendo assim a capacidade de influenciar os resultados da organização (Solarino & Aguinis, 2021).

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Frente as proposições de pesquisa, a coleta de dados da pesquisa ocorreu em duas etapas: 1) coleta de dados por meio de entrevistas para levantar questões iniciais sobre cooperação e competição e 2) pesquisa documental para compreender os resultados das unidades de análise. As entrevistas foram realizadas ao longo de novembro de 2022, houve a utilização de um roteiro semiestruturado e de um protocolo de entrevista. Os entrevistados foram selecionados a partir da função desempenhada e lotação. Optou-se por entrevistar ao menos um representante de cada cargo de gestão de equipes comerciais na rede de agências e Sureg. Cada um dos gestores possui níveis hierárquicos diferentes, no entanto, todos entrevistados são considerados informantes de elite, pois são responsáveis por decisões importantes e detêm acesso a informações exclusivas, tendo assim a capacidade de influenciar os resultados da organização (Solarino & Aguinis, 2021). A estrutura do protocolo de entrevista utilizou como parâmetro o estudo de Bühler et al. (2023), com perguntas definidas para cooperação, competição e coopetição. As entrevistas e gravações foram realizadas de forma remota, com a utilização do software Microsoft Teams® e tiveram duração média de 20 min. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da análise de conteúdo categorizando os achados por pontos de cooperação e competição. As entrevistas foram transcritas integralmente, totalizando 95 páginas. A partir disto, foi realizada a análise de conteúdo conforme Bardin (2016), iniciando com organização do conteúdo ao distribuir os dados (entrevistado, pergunta e resposta) uma tabela, sendo possível iniciar a pré-análise. Após, seguiu-se para a fase de exploração do material visando definir categorias. A categoria inicial foi estabelecida a partir do tema que a pergunta estava relacionada, já a categoria final foi estabelecida de forma indutiva. A codificação das categorias finais foi realizada após análise de dados secundários em cruzamento com os dados primários, observações e verificação de semelhanças e de diferenças entre as narrativas. Finalizado o processo de codificação, foi realizada a terceira fase da análise de conteúdo, contemplando o processo de tratar, inferir e interpretar os dados (Bardin, 2016). Por fim, os dados codificados foram contabilizados a partir das incidências, sendo divididos em 197 trechos que se referiam à competição (90), cooperação (90) e coopetição (17). As entrevistas foram realizadas até a obtenção da saturação teórica dos dados a partir da redundância de respostas e nenhuma nova categoria surgiu, indicando a obtenção e uma compreensão abrangente para os fenômenos abordados (Eisenhardt & Graebner, 2007). Após houve a triangulação dos dados coletados nas entrevistas, comparando os com o constatado nas observações não participantes e nos sistemas de gestão da empresa.

Institutions

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre

Categories

Banking, Strategy, Competition, Cooperation Management, Coopetition

Funding

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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